segunda-feira, 21 de maio de 2007

Mapa discute propostas para Plano Plurianual 2008/2011

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) concluiu nesta sexta-feira (18-05) as discussões para elaboração do Plano Plurianual 2008/11. Entre os 10 programas setoriais prioritários do Mapa, estão o Seguro Agrícola, defesa agropecuária, promoção internacional do agronegócio, agricultura sustentável, cooperativismo e associativismo e divulgação de tecnologias agrícolas e pecuárias entre produtores rurais. Para executá-los, foram sugeridas cerca de 70 ações. As propostas serão apresentadas ao ministro Reinhold Stephanes, que definirá quais deverão constar do documento final a ser encaminhado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

A discussão sobre as propostas para o plano plurianual envolveu técnicos de departamentos, secretarias e superintendências do Mapa, além de representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). De quarta-feira (16/05) até esta sexta-feira, eles estiveram reunidos em Brasília para debater e aprovar as sugestões de programas e ações a serem desenvolvidos nos próximos quatro anos.

De acordo com o coordenador-geral de Planejamento e Modernização da Gestão, Noely Antônio de Souza, essa foi a segunda rodada de discussões do plano plurianual com os setores técnicos do Mapa e vinculadas. “Esse é um processo de validação de uma proposta que havia sido elaborada anteriormente pela Coordenação Geral de Planejamento e Modernização da Gestão em conjunto com a Assessoria de Gestão Estratégica e outras áreas.”

Além da primeira proposta, os representantes setoriais também apresentaram um novo conjunto de sugestões. Os dois projetos, explica Noely, serão encaminhados à Secretaria Executiva do Mapa e posteriormente ao ministro Reinhold Stephanes.

A expectativa é de que a proposta de programas e ações do Mapa para o Plano Plurianual 2008/2011 seja apresentada ao Ministério do Planejamento até o começo de junho. Em meados de agosto, informou Noely, deve ser encaminhado o projeto final, no qual também constarão estimativas orçamentárias.

Um dos primeiros órgãos federais a implementar um programa de gestão estratégica, o Mapa considera o planejamento das diretrizes e ações fundamental para alcançar o desenvolvimento do agronegócio e fazer com que suas iniciativas representem benefícios concretos para a sociedade, como a garantia da segurança alimentar e da qualidade dos produtos agropecuários, preservação ambiental, fortalecimento das cadeias produtivas do agronegócio, aumento das divisas do País e geração de emprego e renda na atividade agropecuária.

Nenhum comentário: