segunda-feira, 28 de maio de 2007

Acordo com seguradoras para indenização das Torres Gêmeas - World Trade Center (WTC)

Data: 28.05.2007 - Fonte: Rtjsa

Mais de cinco anos depois dos atentados do 11 de Setembro, a reconstrução do World Trade Center, em Nova York, continua paralisada, mas um acordo com as seguradoras suspendeu o que parecia o último obstáculo de peso para tirar do papel o projeto da "Torre da Liberdade".

Após intermináveis disputas, sete seguradoras aceitaram esta semana pagar mais de 4 bilhões de dólares, no total, pela destruição causada pelos ataques em 2001.

"Garantir o financiamento suficiente para permitir a reconstrução do World Trade Center era um dos principais desafios que enfrentávamos", disse o prefeito da cidade, Michael Bloomberg, após o acordo.

A enorme quantia - a mais alta já negociada nas história dos seguros - vai para o bolso de Larry Silverstein, um empreendedor imobiliário que arrendou as Torres Gêmeas exatamente dois meses antes dos ataques, e da Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey, dona do terreno.

A peça central do projeto global de Daniel Libeskind, a "Torre da Liberdade", será um arranha-céus de 541 metros (ou de 1.776 pés, o ano da independência dos Estados Unidos), do arquiteto David Childs.

Será o mais alto da cidade, preencherá o vazio deixado pelas emblemáticas Torres Gêmeas no horizonte de Manhattan e, a partir de 2011, o distrito financeiro de Manhattan terá 250.000 metros quadrados de escritórios ou lojas.

Nenhum comentário: