Data: 17.05.2007 - Fonte: Gazeta Mercantil
O mercado brasileiro de capitalização só cresce. Dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) mostram que o consumidor destina cada vez mais dinheiro a este tipo de produto, e, conseqüentemente, as empresas de capitalização incrementam suas vendas ano após ano. O que movimenta este mercado é o comportamento do brasileiro, um povo com paixão por sorteios e concursos, que tem curiosidade por produtos que aliam a possibilidade de ficar rico e a garantia de retorno de grande parte do valor pago.Os números da Susep mostram que o valor das vendas das empresas de capitalização aumentou 20,37% em fevereiro de 2007, ante o mesmo mês de 2006. As reservas técnicas, montante que os clientes acumulam na capitalização para receber no final dos planos, também crescem: a alta foi 6,5% no primeiro bimestre em relação ao mesmo período do ano passado. Esta realidade torna o mercado cada vez mais competitivo.
Um aspecto importante do comportamento dos clientes é a crescente conscientização do que estão comprando. O fácil acesso a informação e assessoria fez com que o brasileiro percebesse que o produto de capitalização não pode ser vendido como uma espécie de poupança premiada, que rende juros e, além disso, concede prêmios periódicos. A capitalização não é produto de investimento nem aplicação financeira. É, sim, um produto financeiro que tem duas características básicas: permite ao cliente a participação em sorteios, ao mesmo tempo que devolve parte do dinheiro pago no final do período contratado. Essa devolução varia de 50% a 100% do total pago, dependendo do prazo e da quantidade e valores dos sorteios. É um produto que pode ser adquirido através de pagamento único ou mensal, e serve até para quem não tem disciplina em guardar dinheiro, já que o valor das parcelas é debitado todos os meses da conta do cliente. Além disso, como o valor das parcelas é geralmente muito baixo, o impacto sobre o orçamento mensal é pequeno. E, atendendo ao interesse do brasileiro por concursos e sorteios, as chances de receber os prêmios podem ser bem maiores que as das loterias tradicionais.
Porém, o cliente ainda esbarra com algumas informações que podem gerar confusão. Os prospectos e materiais de vendas dos produtos nem sempre são claros quanto às suas características: muitas vezes o produto é oferecido como investimento. É preciso muito cuidado em relação a esta abordagem, já que o cliente pode se sentir enganado caso não tenha o retorno financeiro que espera. O resgate da reserva formada pode ser feito durante a vigência do plano, sempre respeitando o prazo de carência e a tabela progressiva de resgate. Por estes motivos, é importante ler o material com cuidado antes de contratar um produto de capitalização.
Outro ponto de atenção é o prêmio anunciado: muitas vezes, as empresas anunciam prêmios brutos, antes da aplicação dos impostos previstos em lei, e o sorteado acaba recebendo menos do que imaginava, por não ter ficado atento ao material de divulgação. Também é importante optar por empresas que não façam renovação automática do produto de capitalização: é preciso que o cliente opte por continuar ou não com os aportes mensais ao fim do período, converse com seu gerente e escolha a melhor opção. Além disso, o resgate final deve ser disponibilizado automaticamente para o cliente, sem que ele tenha a necessidade de lembrar de solicitá-lo ao terminar o período.
Em resumo, comprar um título de capitalização é um bom negócio para o cliente que gosta de sorteios. As vantagens são muitas: o cliente pode optar pelo valor que quer pagar e tem a comodidade de tê-lo descontado todos os meses de sua conta; as chances de ganho são concretas, normalmente baseadas nos resultados da Loteria Federal e ainda boa parte do dinheiro é devolvida no fim do período, o que não ocorre nas loterias tradicionais. Na hora de optar pela capitalização, pense que um produto só é bom mesmo quando satisfaz empresas e clientes. E após decidir pelo produto que mais se encaixe no seu perfil, é só torcer para ganhar o melhor prêmio. E boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário