segunda-feira, 11 de junho de 2007

Seguro para o setor canavieiro e sucroalcooleiro

O mercado de seguros está atento às oportunidades de novos negócios que serão criadas com o incremento da produção do etanol, especialmente no que se refere às coberturas para lavouras de cana-de-açúcar. A YRD Corretora de Seguros, por exemplo, saiu na frente e já acompanha a evolução desse processo, de olho no potencial do setor; a expectativa é a de que o segmento de seguro para cana-de-açúcar incorpore a cultura do seguro como instrumento de proteção de seus ativos e que esse mercado possa desenvolver-se com consistência.

A companhia vem fortalecendo as coberturas do seu produto para o setor. O resultado é o desenvolvimento da apólice, que contempla coberturas como incêndio, geada, seca, granizo, entre outras, para lavouras de cana-de-açúcar. O seguro cobre quebra de produtividade, provocadas por riscos climáticos naturais, com base na produtividade média definida no contrato pelo produtor.

Além de garantir a proteção contra intempéries climáticas, o seguro também adiciona valor ao negócio, favorecendo o processo de captação de recursos para custeio e investimentos: "o seguro assume a característica de um fiador, através de uma garantia adicional, o que facilita a obtenção de crédito para o produtor rural tocar e ampliar o seu negócio."

Além do avanço de produção, o incremento das atividades do setor sucroalcooleiro também exige novos investimentos em infra-estrutura, máquinas e equipamentos, que também precisam estar segurados. Para esta categoria, a YRD Corretora de Seguros oferece ao mercado a apólice Patrimonial Rural, que cobre bens e benfeitorias, inclusive os produtos armazenados e veículo rural de carga, com coberturas de riscos contra roubo, incêndio, vendaval, entre outros.

Os dados, de fato, são animadores. Segundo o Ministro da Agricultura, o Brasil deve dobrar a produção atual de etanol, de 17,5 bilhões de litros, em pouco mais de 10 anos, para atender o incremento da demanda global. O Brasil tem cerca de 150 milhões de hectares disponíveis à agricultura, dos quais boa parte pode ser destinada ao cultivo da cana-de-açúcar. Para o Ministério, a área de canavial pode crescer, de forma sustentável, 10% anualmente nos próximos anos.

A área de plantio com cana-de-açúcar aumentou 6% da safra 2005/06 para a temporada 2006/07. Saltou de 5,84 milhões de hectares para 6,19 milhões/ha.

Nenhum comentário: