quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Siniav - Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos


O Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav) poderá ser uma forma eficiente de controle do tráfego de veículos no País.

“O chip potencializa o uso da tecnologia na gestão de trânsito e deverá aumentar as oportunidades de negócio para o setor”. Ele acredita que a indústria nacional poderá desenvolver aplicações em torno da tecnologia. “Com o chip, será possível controlar de forma mais eficiente o trânsito, monitorar melhor os veículos e aferir melhor o fluxo nos semáforos”.

Ele explicou a importância do sistema com as modificações que poderão ser adotadas. “O tempo dos semáforos, por exemplo, poderá ser melhor aferido, porque a contagem de veículos será feita de forma mais precisa. Isso é importante para o planejamento de tempo e do sistema de vias”.

Durante a audiência, o ministro reforçou a importância da discussão do modelo a ser adotado na utilização do chip veicular. Ele disse que o exemplo do debate democrático em torno da definição do modelo de tecnologia digital no país pode servir como espelho para a definição do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav), que o Governo Federal pretende implantar.

Com o Siniav, uma uma placa eletrônica, em forma de microchip, que deverá ser colocada no pára-brisa de cada veículo no momento do licenciamento anual. Em 20 de dezembro passado, o ministro Sergio Rezende e o ministro das Cidades, Marcio Fortes, assinaram um protocolo de intenções para o desenvolvimento do sistema, primeiro passo para a implantação do Siniav.

Nenhum comentário: