Fruticultura Geada e chuva de granizo ainda podem prejudicar a produção
As surpresas do clima são a principal preocupação dos produtores de uvas voltadas à produção de vinho nesta Primavera. Durante a estação, ainda há possibilidade, em algumas regiões do Estado, de haver geada. Até janeiro, outra ameaça é a chuva de granizo, como a que atingiu vários municípios do Estado de Santa Catarina na noite de sábado.
No entanto, levantamento prelimiar realizado ontem à tarde não confirmou nenhum caso de prejuízo nos parreirais da região de Videira, no Meio-Oeste de SC.
O engenheiro agrônomo e pesquisador da Estação Experimental da Epagri de Videira, explica que o Inverno desse ano voltou a ser normal, mais rigoroso do que em anos anteriores.
Houve uma constância maior da temperatura, especialmente nos meses de junho e julho. Isso contribuiu para a dormência das plantas, que torna melhor a brotação, mais tarde.
Na fazenda Villagio Grando, em Água Doce, na divisa com a cidade de Palmas (PR), onde a altitude é de 1.350 metros acima do mar e a uva é voltada para a produção de vinhos finos, o Inverno é ainda mais rigoroso. A média de temperatura anual é de 14,6 graus centígrados.
- Para a produção de uvas, o Inverno aqui é maravilhoso, acredito que um dos mais rigorosos do país - destaca o proprietário.
O período da poda das plantas aconteceu em setembro.
Videiras começam a brotar 15 dias depois da poda
Os primeiros varietais podados estão em fase de brotação, como o Pinot Noir e o Chardonay. Os últimos foram o Merlot e o Cabernet Sauvignon. Em média, as videiras começam a brotar 15 dias depois da poda.
Segundo Grando, o próximo passo depois da poda é a desbrota das videiras. O processo consiste na remoção de ramos mal posicionados na planta, sem produção ou mesmo de cachos onde existe um número excessivo que possa comprometer a qualidade da uva.
Conforme Schuck, o início da brotação também marca o período de prevenção contra doenças fúngicas. Outro procedimento é o posicionamento das plantas, chamado de condução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário